domingo, 6 de janeiro de 2013

Fiera Milano

Impressionante cobertura espiral de vidro da Fiera Milano

A cobertura toca o piso do complexo através de uma arrojada estrutura cônica de vidro que desce 36 metros.


Obra prima da arquitetura foi assinada por Massimiliano Fuksas. A estrutura se assemelha a um enorme vórtice sugando os painéis de vidro. 
Em um terreno abandonado de 195 mil metros quadrados em Milão (Itália), que se transformou no maior canteiro de obras do planeta durante vários meses, surgiu o que hoje é a Fiera Milano, um dos mais espetaculares centros de convenções idealizados até hoje.


Concluído em 2005 pelo Studio Fuksas, do arquiteto romano Massimiliano Fuksas, o espaço é composto por oito pavilhões conectados por uma impressionante cobertura de vidro que corta todo o complexo.


A megaestrutura ondular, que emerge como a coluna vertebral do projeto, parece ser tecida em vidro e aço, e se estende por aproximadamente 1.500 m de comprimento e 32 m de largura, funcionando como uma rua central.


 
Mas é no hall de entrada que acontece uma verdadeira obra prima da arquitetura, cumprimentando os visitantes. A cobertura toca o piso do complexo através de uma arrojada estrutura cônica. Como se de repente um enorme vórtice sugasse os painéis de vidro em um movimento espiral.


O grande impacto visual da cobertura foi alcançado utilizando painéis de vidro triangulares, que favorecem a concepção de estruturas em formas curvas e livres, enquanto nas partes planas o arquiteto especificou painéis quadrados


Pilares esguios em aço, com formas que remetem a ramos de uma árvore, sustentam a cobertura no ponto em que ela desce 36 metros até o chão.

Imagens:

Iluminação do vórtice utilizada em uma exposição cultural
Estruturas triangulares dão aspecto dinâmico a cobertura que toca o chão. 


Interior de um dos pavilhões do complexo Fiera Milano.

Cobertura toca o chão em mais um ponto do complexo.


Interior de um dos pavilhões. O aproveitamento da luz solar gera economia de energia elétrica

As águas pluviais formam espelhos d'águas em diversos ponto do complexo.
 
A cobertura se adequa aos  diversos formatos de edificação do complexo como  uma manta feita de vidro.



Construída em 27 meses, a Fiera Milano é um dos maiores centros de convenções para o comércio e moda do planeta, e palco do segundo maior evento industrial da Europa, a Vitrun – feira internacional do vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário